Início » Marco superficial
Marco superficial
O que é o marco superficial
Os marcos superficiais são utilizados para monitoramento de deslocamentos verticais (recalques) superficiais, normalmente aplicados na instrumentação de taludes e aterros, após seu alteamento, auxiliando na análise dos dados e informações referentes ao comportamento de diversas regiões do aterro.
Como Funciona
A leitura dos Marco superficial é adquirida utilizando um conjunto de nivelamento, normalmente composto por nível, micrômetro e mira, ou estação total e prisma refletivo, e é realizada a partir de um referencial fixo indeslocável instalado, convenientemente, fora da zona de influência da obra.

Benefícios do marco superficial
- Garantia de precisão nas medições topográficas e geotécnicas.
- Monitoramento eficaz de movimentações do solo e estruturas.
- Aumento da segurança e confiabilidade em projetos de engenharia.
- Facilita a manutenção e controle de longo prazo em obras e construções.
Aplicações
O Marco Superficial é utilizado para criar pontos de referência fixos em obras e projetos de engenharia. Ele garante a precisão nas medições topográficas e geotécnicas, permitindo monitorar movimentações do solo e assegurar a estabilidade de estruturas durante a construção e o uso.
Instrumentação geotécnica
A Engebasp fornece rotineiramente soluções de instrumentação geotécnica para negócios, imóveis, desenvolvimento de terras e engenharia civil.